
A Nossa História
HISTÓRIA & OBJECTIVOS
A Cut Out nasce de um impulso criativo e experimental, com o propósito de promover a cultura, activando sinergias entre métiers e pessoas de diferentes áreas criativas, científicas e culturais, tais como design, arquitectura, ilustração, carpintaria, biologia, enologia e história.
A Cut Out é um Laboratório Experimental, que assume como objectivo fundar uma plataforma para o uso criativo da tecnologia no design, arquitectura, e outros campos artísticos.
Com uma forte preocupação ecológica e ambiental, todas as técnicas e materiais utilizados são escolhidos e trabalhados criteriosamente.
Promovendo as suas actividades através da venda de peças e da prestação de serviços, a Cut Out é constituída por três partes:
. CUT OUT – MARCA - criadora de produtos com a assinatura da Cut Out;
. CUT OUT – FABLAB - produtos anónimos; encomendas personalizadas; produtos complementares de outras marcas;
. CUT OUT – LOJA - plataforma (digital) que possibilite a partilha e venda de peças.
O Nosso Espaço

Salas de Desenho
Espaços amplos e inundados de luz, com áreas dedicadas tanto ao desenho à mão e em computador como à produção de pequenas maquetes e protótipos.

Biblioteca
Entendida como prática experimental, o estudo e investigação são componentes fundamentais do nosso trabalho. É por isso que consideramos valiosa a oportunidade de trabalhar em espaços com toda a bibliografia que colecionamos ao longo dos anos.

Oficina e Carpintaria
O nosso atelier está equipado com toda a infraestrutura e equipamento necessário à fabricação e produção de protótipos e maquetes. Dispomos de uma carpintaria de trabalho em madeira e uma oficina com um vasto conjunto de ferramentas de carpintaria e equipamentos controlados por computador: impressoras 3D, CNC e máquina de corte laser.

Jardim
Para nós o espaço exterior tem uma importância crucial. Para além de o podermos utilizar como áreas de fruição e inspiração com os nossos animais, permite-nos expandir as áreas de trabalho sempre que necessário.
A Nossa Equipa

Mário Ortega
Workaholic (trabalhador compulsivo) e sistemático, com um impulso experimental, interesse partilhado por um conjunto áreas criativas e admiração por insectos.
Mário Ortega estuda arquitectura na FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) entre 2009 e 2016.
Em 2013, ao abrigo do programa Erasmus, muda-se para Paris onde frequentou a ENSA-PM (École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Malaquais). Em 2014, colabora, durante um ano, com o gabinete suíço Harry Gugger Studio, em Basileia.
Junta-se à MorphoPolis em 2016, desde essa altura coordena e desenvolve projectos de arquitectura de várias escalas e tipologias.
Em 2019, funda a Cut Out.

João Ortega
Da importância do lugar.
O direito de habitar um território.
Entre 1980 e 1985 frequentou Arquitectura, primeiro na ESBAL e depois na FAUL.
Em 1999, funda a MorphoPolis e durante mais de uma década lidera uma equipa multidisciplinar que mudou a forma de estar na profissão na região.
Mentor da criação da RIONOR, aprendizagem consolidadora do estar num território como lugar para a apreensão do Mundo.
Num percurso com já alguns caminhos percorridos, Cut Out deve significar consolidação e coerência com aprendizagens realizadas e ponto de partida para o desconhecido.

Catarina Afonso
Apresentamos a Catarina Afonso, uma talentosa designer que se formou em Design Industrial no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos) entre 2017 e 2020.
Em 2020, a Catarina deu início à sua própria marca e projeto, "ECMA Jewelry", demonstrando sua paixão e criatividade no design de jóias.
No ano seguinte, a Catarina juntou-se à nossa equipa na Cut Out como estagiária. Desde então, tem-se destacado pelo seu entusiasmo e dedicação, mergulhando em todos os processos de concepção e produção dos nossos produtos.
A experiência e o talento da Catarina enriquecem a nossa equipa, contribuindo para a inovação e a excelência que caracterizam a Cut Out.